eleições 2024

Segundo turno em Santa Maria fica mais distante

Maurício Araujo

Nas últimas semanas, a Justiça Eleitoral intensificou campanhas para que jovens de 15 a 18 anos emitam o título de eleitor. Com apoio de artistas, influenciadores digitais, personalidades e instituições públicas e privadas, até 21 de março, mais de 854 mil jovens emitiram o documento. A conscientização a este público se dá devido à proximidade das Eleições Gerais marcadas para outubro deste ano. Diante de um contexto eleitoral que tende a ser polarizado e cercado de polêmicas, a participação dos jovens é fundamental no processo que definirá os rumos do país, além de ser uma questão de cidadania.

Importante a manutenção das campanhas de conscientização para emitir o título ao longo dos próximos anos, e Santa Maria saberá disso logo. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TRE), a cidade tem 205.624 eleitores. O município tem 122 mil (59,6%) eleitores com biometria. Acontece que, ao dar continuidade nas revisões biométricas no próximo ano, Santa Maria deve perder eleitores até 2024, ficando abaixo de 200 mil - mínimo necessário para ter segundo turno -, e, consequentemente, pode não ter a possibilidade de realizá-lo nas próximas eleições municipais.

A cada dia, quatro novas armas são registradas em Santa Maria

Em entrevista à CDN, na última semana, o chefe do cartório eleitoral - zona 135, Vinicius Teixeira, avaliou a situação, e disse ser praticamente inevitável que a cidade perca o segundo turno. Não por pessimismo, mas por uma constatação. É que todos os municípios que passaram por revisão biométrica perderam, em média, 10% do eleitorado. Dessa forma, considerando de forma crua os números atuais, a cidade poderia perder mais de 20 mil eleitores, caindo para 184 mil pessoas aptas a votar.

- Seguindo as estatísticas, Santa Maria deve perder o segundo turno em 2024. Se falássemos de 2 ou 3 mil eleitores, talvez (poderia manter), mas o número é bem maior - avalia Teixeira.

Vale lembrar que o prazo para se alistar se encerra no dia 4 de maio.

A IMPORTÂNCIA

Até agora, Santa Maria participou duas vezes do segundo turno: em 2016 e 2020. Nas duas oportunidades, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) conquistou a maioria do eleitorado no segundo turno: a primeira contra Valdeci Oliveira (PT) e a segunda contra Sergio Cechin (PP). Se não houvesse o segundo turno nestas duas ocasiões, o petista e o progressista teriam levado vantagem, já que foram mais votados que o tucano no primeiro turno e teriam conquistado a maioria dos votos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Conta de luz deve baixar 20% a partir do dia 16 de abril, segundo Bolsonaro Anterior

Conta de luz deve baixar 20% a partir do dia 16 de abril, segundo Bolsonaro

Ranolfo Vieira Júnior assume o governo do Rio Grande do Sul Próximo

Ranolfo Vieira Júnior assume o governo do Rio Grande do Sul

Política